Aforismo tirados de Aurora

1 - Racionalidade ulterior
Todas as coisas que vivem durante muito tempo, a pouco e pouco se impregman de razão, a tal ponto, que a origem, proveniente da sem-rasão, se torna desse modo inverossímil. Não soará como paradoxal e injurioso para o sentimento toda vez que lhe mostrarmos a história fiel de uma origem? No fundo, não se contradiz continuamente um bom historiador?

5 - Sede reconhecidos
O grande resultado que a humanindade obteve até o presente é não termos necessidade de estar já constatemente sob o temor contínuo das bestas ferozes, dos bárbaros, dos deuses e de nossos sonhos.

280 - Infantil
O que vive como as crianças - isto é, o que não luta para ganhar o sustento nem crê que que seus atos tenham uma significação final -, esse permanece infantil.

522 - A sabedoria sem orelhas
Ouvir diariamente o que se diz de nós, ou até procurar descobrir o que pensa de nós, isto determina por aniquilar o homen mais forte. É para conservar diariamente a razão contra nós que os outros nos deixam viver! Não nos tolerariam se tivéssemos razão contra eles, e menos ainda se quiséssemos ter razão. Em suma, fazem esse sacrifícil ou apaziguamento geral e não escutamos quando falam, louvam, insultam, desejam e esperam a respeito de nós, e nem pensemos nisto.

NIETZSCHE